SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Evaluation of fibrinogen, activated partial thromboplastin time and prothrombin time in patients with acute myocardial infarctionAssessment of cytology laboratory performance within the Brazilian Unified Health System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

SILVA, Rafael de Assis da; KANAAN, Salim; SILVA, Licínio Esmeraldo da  and  PERALTA, Regina Helena Saramago. Estudo do perfil lipídico em crianças e jovens do ambulatório pediátrico do Hospital Universitário Antônio Pedro associado ao risco de dislipidemias. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2007, vol.43, n.2, pp. 95-101. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442007000200005.

O processo de formação da placa aterosclerótica inicia-se na infância e progride lentamente até a vida adulta, quando ocorrerão as manifestações clínicas da doença. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo da concentração plasmática de colesterol total (CT), colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), triglicéride (TG) e colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) numa população na faixa etária de 2 a 19 anos, de ambos os sexos, atendida no ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Os dados dos prontuários foram obtidos entre dezembro/2004 e janeiro/2006 e as concentrações plasmáticas foram correlacionadas com os fatores de risco para dislipidemia. As dosagens foram feitas no Laboratório de Bioquímica Clínica do HUAP. Os níveis plasmáticos do CT, LDL-C, TG e HDL-c foram maiores no sexo feminino do que no masculino e este fato é compatível com a literatura. A média dos valores de TG, CT, LDL-C e HDL-C observada na população estudada mostrou-se elevada para esses parâmetros, principalmente em pacientes que apresentam doenças, como síndrome nefrótica, lúpus eritematoso sistêmico (LES) e diabetes mellitus (DM). Este trabalho reforça a tese da necessidade de utilização, no Brasil, de estudos sobre os intervalos de valores de referência do perfil lipídico nesta faixa etária e também sobre o perfil dos níveis desses lípides na população considerada sadia.

Keywords : Perfil lipídico; Dislipidemia; Aterosclerose; Hipercolesterolemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese