SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Mucoepidermoid carcinoma of bronchus: a rare cause of recurrent pneumonia in a child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

MELO, Frederico Henrique C.; LIMA, Mário F. R. de  and  NOGUEIRA, Ana Margarida M. F.. Expressão de sulfomucinas e de carboidratos de mucinas simples no esôfago de Barrett. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2007, vol.43, n.2, pp. 133-139. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442007000200010.

INTRODUÇÃO: A expressão de mucinas sulfatadas e de antígenos de carboidratos simples de mucinas tem sido relacionada com o risco de transformação maligna no trato gastrintestinal. OBJETIVOS: Avaliar a expressão de mucinas sulfatadas e dos antígenos Tn, sTn, T e sT no esôfago de Barrett (EB). MATERIAL E MÉTODO: Estudaram-se 50 biópsias de EB. As amostras foram processadas rotineiramente para exame histológico (hematoxilina e eosina [HE] e ácido periódico de Schiff [PAS]/azul de alcião). Cortes adicionais foram corados para detecção de mucinas sulfatadas (diamina férrica) e dos antígenos Tn, sTn, T e sT por imuno-histoquímica. O EB foi classificado quanto aos subtipos de metaplasia intestinal e sua extensão nas amostras. A expressão de Tn, sTn, T e sT no EB foi discriminada quanto à positividade em células caliciformes e colunares. RESULTADOS: Detectou-se metaplasia intestinal incompleta com secreção de sulfomucinas em 47 casos; em três não se identificou a lesão nos cortes realizados para a histoquímica. Observou-se metaplasia intestinal tipo III em 44 dos 47 casos analisados (93,6%) e do tipo II isoladamente em três casos (6,4%). Não se detectou metaplasia intestinal do tipo I. Tn expressou-se fortemente em células colunares em 94% dos casos e foi focal/negativo nas caliciformes; sTn exibiu forte marcação nas células caliciformes em 88% dos casos. Os demais marcadores foram negativos na maior parte dos casos (T negativo em 82% e sT em 87,8%). CONCLUSÕES: A expressão de sulfomucinas e de antígenos de carboidratos simples de mucinas foi homogênea no EB. A lesão caracterizou-se por metaplasia intestinal incompleta com extenso componente de tipo III e expressão de Tn e sTn. Esses dados sugerem que os marcadores testados não permitem discriminar lesões com diferentes potenciais de transformação maligna.

Keywords : Esôfago de Barrett; Metaplasia intestinal; Sulfomucinas; Antígenos de carboidratos simples de mucinas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese