SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Participação das metaloproteinases da matriz na etiopatogenia dos cistos odontogênicosAssociação do polimorfismo do gene da superóxido dismutase dependente de manganês (Ala-9Val) em homens e mulheres com câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

versão impressa ISSN 1676-2444

Resumo

SILVEIRA, Vanessa Ávila Sarmento et al. Leiomioma vascular bucal: relato de dois casos, revisão da literatura e estudo imuno-histoquímico. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2007, vol.43, n.3, pp. 211-217. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442007000300011.

INTRODUÇÃO: Os leiomiomas são neoplasias benignas do músculo liso que ocorrem mais comumente nos tratos geniturinário e gastrintestinal, entretanto são raros na cavidade bucal, na qual provavelmente a maioria desses tumores tem sua origem a partir de músculo liso vascular. OBJETIVOS: Relatar dois casos com história clínica semelhante, confrontando seus aspectos com aqueles encontrados na literatura. RELATO DOS CASOS: Dois casos de mulheres na quinta e sexta décadas de vida apresentando nódulo submucoso em ventre lingual. Após exame microscópico que revelou numerosos vasos sangüíneos entremeados a células fusiformes, com núcleos ovalados ou alongados, e exame imuno-histoquímico com positividade para actina de músculo liso nos dois casos, o diagnóstico final foi leiomioma vascular. CONCLUSÃO: O estudo do leiomioma vascular bucal é de extrema importância devido à raridade e semelhança desse com outras lesões da cavidade bucal. A análise imuno-histoquímica é importante para o diagnóstico final do leiomioma.

Palavras-chave : Leiomioma; Angiomioma; Imuno-histoquímica; Aspectos histopatológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português