SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Frequency and enzymatic activity of Candida spp. oral cavity of diabetic patients of the service of endocrinology of a hospital of Fortaleza-CELaboratorial quantification of serum copper by Vis spectrophotometry in comparison to flame atomic absorption spectrometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

GRANATO, Celso F. H.  and  BELLEI, Nancy C. J.. As novas facetas e a ameaça da gripe aviária no mundo globalizado. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2007, vol.43, n.4, pp. 245-249. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442007000400005.

A influenza ou, como é conhecida comumente, a gripe, é uma doença infecciosa aguda causada por um grupo de vírus (com mesmo nome) que acomete várias espécies de animais, desde felinos até aves, passando por humanos. Há cerca de 10 anos têm sido descritos, inicialmente em Hong Kong, surtos de gripe causados por vírus aviários em populações humanas. A seguir, foram descritos surtos na Holanda e no Canadá. Portanto, indaga-se: o mundo corre o risco de um novo surto semelhante ao de 1918, porém com uma população mundial quatro a cinco vezes maior? Qual a velocidade de disseminação desse vírus, visto que as viagens internacionais já não são feitas em navios lentos, mas sim em jatos supersônicos que dão a volta ao mundo em algumas horas? Antes de tudo, o que torna esse vírus tão problemático? Para nós, profissionais de laboratório, é preocupante a questão do diagnóstico etiológico dessas infecções. Como ressaltamos, os quadros de gripe podem ser causados por vários agentes. Portanto, o diagnostico etiológico, básico para intervenções terapêuticas e para que se defina a ocorrência da epidemia, passa a ter relevância ainda maior.

Keywords : Gripe aviária; Influenza; Doenças emergentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese