SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue6Detection of human parvovirus B19 in cases of hydrops fetalis in São Paulo, BrazilEvaluation diagnosis of minimal residual disease in chronic myeloid leukemia by Real-Time PCR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

ALMEIDA, Aline Silva et al. Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2008, vol.44, n.6, pp. 429-432. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442008000600006.

INTRODUÇÃO: Conhecer os parâmetros bioquímicos individuais de animais de laboratório utilizados na experimentação é importante, pois eles servirão como parâmetros para avaliar alterações funcionais em órgãos e como base para estabelecer valores de referência. OBJETIVO:Estabelecer valores de referência bioquímicos do sangue em camundongos das linhagens BALB/c e C57BL/6 selvagens do Biotério da Disciplina de Biologia Celular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Materiais e métodos: Foram utilizados 30 camundongos (BALB/c e C57BL/6 selvagem). Os exames realizados foram glicose, triglicérides, colesterol, proteínas totais, albumina, amilase, ácido úrico, uréia, fosfatase alcalina (kits Wiener), e as determinações foram realizadas no equipamento BIOPLUS-2000. RESULTADOS:Entre os nove analitos observou-se que quatro (albumina, glicose, proteínas totais e colesterol) apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as linhagens. Padronizamos como valores de referência para os camundongos os valores do intervalo de confiança (IC). Nos analitos em que houve diferença significativa entre as linhagens (p < 0,05) adotamos os valores do IC de cada linhagem; para os que não apresentaram diferenças foram utilizados os valores mínimos e máximos do IC entre as duas linhagens. CONCLUSÃO:Ao final da análise, acreditamos que os resultados obtidos sugerem a padronização de intervalos de referência próprios de cada biotério, pois refletem a condição da população para os quais os testes serão aplicados no dia-a-dia.

Keywords : Análises laboratoriais; Dosagens bioquímicas; n camundongos BALB/c; Camundongos C57BL/6; selvagens; Valores de referência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese