SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Bacteriemia por Chryseobacterium indologenes em diabético em hemodiálise ambulatorialGastrite com corpúsculos de Russell: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

versão impressa ISSN 1676-2444

Resumo

LINHARES, Natália Duarte; SVARTMAN, Marta  e  VALADARES, Eugênia Ribeiro. Diagnóstico citogenético de pacientes com retardo mental idiopático. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2012, vol.48, n.1, pp. 33-39. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442012000100007.

O retardo mental é uma condição presente em 2% a 3% da população e mais da metade dos casos ainda são considerados idiopáticos. Sua etiologia é heterogênea e as anomalias cromossômicas têm importante contribuição. A aplicação de técnicas de citogenética clássica e de citogenética molecular tem permitido o diagnóstico preciso em muitos casos, proporcionando melhor acompanhamento clínico e aconselhamento genético. Este trabalho tem como objetivo informar sobre os principais exames atualmente disponíveis para a investigação de rearranjos cromossômicos em pacientes com retardo mental idiopático, incluindo cariótipo com bandeamento G, hibridação in situ fluorescente (FISH), cariotipagem espectral (SKY), amplificação de múltiplas sondas dependente de ligação (MLPA) e hibridação genômica comparativa em array (array-CGH).

Palavras-chave : Retardo mental; Cariótipo; FISH; SKY; MLPA; Array-CGH.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português