SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Diagnóstico citogenético de pacientes com retardo mental idiopáticoSarcoma de Kaposi em região retromolar de um paciente HIV positivo: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

versão impressa ISSN 1676-2444

Resumo

CAMBRUZZI, Eduardo; PEGAS, Karla Lais  e  LAUS, Fernanda de Fátima. Gastrite com corpúsculos de Russell: relato de caso. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2012, vol.48, n.1, pp. 41-44. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442012000100008.

A gastrite com corpúsculos de Russell (RBG), que pode estar associada à infecção por Helicobacter pylori (HP), é uma lesão recentemente reconhecida que se caracteriza pela presença de inclusões eosinofílicas intracitoplasmáticas em plasmócitos. Neste relato, os autores discutem os aspectos morfológicos de um caso de RBG em um paciente masculino com queixa clínica de dor epigástrica. A endoscopia revelou áreas de eritema/edema no antro. À microscopia, um infiltrado inflamatório mononuclear foi identificado na lâmina própria, com plasmócitos exibindo glóbulos eosinofílicos intracitoplasmáticos ácido periódico de Schiff (PAS) positivos, que apresentaram imunoexpressão positiva para CD79a,CD138 e cadeias leves kappa/lambda. HP foi identificado na coloração de Giemsa.

Palavras-chave : Gastrite; Plasmócitos; Patologia; Helicobacter pylori; Corpúsculo de Russell.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês