SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Gastrite com corpúsculos de Russell: relato de casoAspectos característicos do diagnóstico da proteinose alveolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

versão impressa ISSN 1676-2444

Resumo

MORAES, Maiara de et al. Sarcoma de Kaposi em região retromolar de um paciente HIV positivo: relato de caso. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2012, vol.48, n.1, pp. 45-49. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442012000100009.

Sarcoma de Kaposi é uma neoplasia maligna de origem vascular que ocorre principalmente em indivíduos com deficiência imunológica, sendo a neoplasia mais comum em pacientes HIV positivos. Sua patogênese é complexa e não está bem estabelecida. Este caso é de interesse pela localização anatômica em região retromolar de paciente soropositivo, que apresentou baixa contagem de células brancas do sangue e que não realizava terapia antirretroviral. O surgimento da lesão pode estar associado à interrupção da terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) e à baixa contagem leucocitária. Assim, o restabelecimento da terapia pode permitir a abordagem terapêutica e contribuir para o prognóstico e a sobrevida.

Palavras-chave : HIV; Sarcoma de Kaposi; Neoplasia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês