SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Clinical laboratory findings in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

On-line version ISSN 1678-4774

Abstract

COSTA, Vivaldo Gomes da  and  MORELI, Marcos Lázaro. Principais parâmetros biológicos avaliados em erros na fase pré-analítica de laboratórios clínicos: revisão sistemática. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp.163-168. ISSN 1678-4774.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442012000300003.

O diagnóstico laboratorial passou por várias mudanças devido à automatização. Além do aparelhamento, a adoção de um programa de garantia de qualidade (PGQ) está resultando em maior precisão nos exames. Para fins de controle em qualidade, o processamento de uma amostra biológica é didaticamente dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Na fase pré-analítica ocorre a maioria dos erros; a divulgação dessas falhas e sua discussão corroboram para a eficiência dos PGQs. No presente estudo, descrevemos as principais variações biológicas encontradas na fase pré-analítica em laboratórios clínicos, por meio de uma revisão sistemática. Fizeram parte dessa revisão 14 artigos. Os parâmetros biológicos descritos na revisão foram, principalmente, glicose, colesterol, triglicérides, enzimas e hormônios. Um erro frequente na punção venosa foi o uso prolongado do torniquete e entre as principais causas de erros observadas foram tempo de armazenamento, tempo de torniquete, técnicas de flebotomia, falta de informações aos pacientes, relação incorreta sangue/anticoagulante, tubos inadequados, amostras contaminadas, medicamentos e alterações interlaboratoriais. Nossos achados são similares aos encontrados em outras pesquisas, mas não encontramos estudos que avaliassem especificamente as alterações na fase pré-analítica decorrentes do uso de medicamentos. Concluímos que os parâmetros biológicos mais avaliados coincidiram com os exames de rotina e uma das formas de evitar às inexatidões laboratoriais é pôr em prática um eficiente PGQ e a produção de trabalhos que explanem o assunto a pacientes e profissionais da saúde.

Keywords : Pré-analítico; Controle de qualidade; Revisão sistemática; Erro laboratorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License