SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Effect of tibolone on the morphology of skeletal muscle, liver enzymes and blood glucose level in castrated female ratsDifferential time to positivity: a useful tool for the diagnosis of catheter-related infections? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Print version ISSN 1676-2444

Abstract

MELLO, Rômulo Carvalho Vaz de et al. Análise comparativa de quatro kits de FAN HEp-2 para a detecção de autoanticorpos séricos. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp. 185-193. ISSN 1676-2444.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442012000300006.

INTRODUÇÃO: O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância entre os kits de fator antinúcleo (FAN) HEp-2 em relação aos padrões de fluorescência observados. Objetivou-se, ainda, avaliar o desempenho dos kits em relação à intensidade de fluorescência apresentada pelo uso dos conjugados fluorescentes, o número de mitoses por campo presentes no poço de reação e a titulação necessária para se obter o limiar de reatividade mínima (1+) dos soros controle reagentes presentes nos kits. MATERIAIS E MÉTODOS: Setenta e quatro amostras com resultados conhecidos foram testadas em quatro kits comerciais para a pesquisa de FAN HEp-2. O processamento estatístico foi feito pelo programa STATA® 9.2 e a concordância entre os resultados foi aferida pelo teste Kappa. RESULTADOS: O índice de concordância entre os kits, obtido pelo teste Kappa, foi superior a 0,94. Houve grande variabilidade quanto ao número de mitoses por campo presentes por poço de reação e quanto à intensidade de fluorescência dos conjugados, além de ter havido significativa diferença em dois kits em relação à diluição necessária para obtenção do limiar de reatividade mínima (1+). CONCLUSÃO: A taxa de concordância geral obtida pelo teste Kappa foi elevada, atingindo índice superior a 0,94. As maiores diferenças foram devido à presença de amostras com padrão variando entre nuclear pontilhado fino (PF), nuclear pontilhado fino denso (PFD) e nuclear homogêneo (HOMO). É necessária maior padronização dos kits quanto ao soro controle para a obtenção do limiar de reatividade mínima e em relação à intensidade de fluorescência dos conjugados.

Keywords : Autoanticorpos; Anticorpos antinúcleo; FAN HEp-2; Doenças autoimunes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese