SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Dosagem de metemoglobina em pacientes adultos com anemia falciforme: influência do tratamento com hidroxiureiaPrevalência de uropatógenos e perfil de sensibilidade aos antimicrobianos em pacientes ambulatoriais de Jataí-GO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

versão impressa ISSN 1676-2444

Resumo

VIANA, Karina Augusta et al. Contagem de reticulócitos por citometria de fluxo utilizando acridine orange: validação de um novo protocolo. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2014, vol.50, n.3, pp.189-199. ISSN 1676-2444.  https://doi.org/10.5935/1676-2444.20140014.

Introdução:

Atualmente, a contagem de reticulócitos representa um desafio para os laboratórios clínicos no Brasil, principalmente os de pequeno e médio porte, nos quais ainda se utiliza o método manual. Este método apresenta algumas limitações, classificando-se como tedioso, demorado e de baixa precisão.

Objetivos:

O presente estudo desenvolveu e avaliou o desempenho de um novo protocolo laboratorial para contagem de reticulócitos por citometria de fluxo (CF) utilizando acridine orange (AO) como corante, visando padronizar um protocolo preciso, de fácil e rápida execução e custo acessível. Após a padronização do novo protocolo desenvolvido (CF/AO), fez-se a comparação com o método manual. Os resultados foram analisados de acordo com recomendações do National Committee for Clinical Laboratory Standards (NCCLS), atualmente Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), para avaliar a intercambialidade entre os métodos, por meio da análise de regressão linear e teste t pareado, além de outros testes de controle de qualidade.

Conclusão:

Diante dos resultados obtidos referentes à correlação entre os métodos e os testes voltados ao controle de qualidade, pode-se admitir que o CF/AO estabelecido para contagem de reticulócitos possui vantagens inegáveis quando comparado com o método manual.

Palavras-chave : métodos de contagem de reticulócitos; citometria de fluxo; acridine orange; contagem manual de reticulócitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )