SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número6Impact of using a lymph node revealing solution in surgical specimens for pathological staging of gastric cancer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

versión impresa ISSN 1676-2444

Resumen

OLIVEIRA, Cristiano Claudino; DUFLOTH, Rozany Mucha  y  COELHO, Kunie Iabuki Rabello. Ausência da geleia de Wharton: relato de caso. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2014, vol.50, n.6, pp.452-455. ISSN 1676-2444.  https://doi.org/10.5935/1676-2444.20140056.

Na literatura, há poucos relatos sobre a ausência de geleia de Wharton. Relatamos o sétimo caso em uma primigesta de 22 anos, admitida após parto vaginal de feto natimorto. O cordão umbilical apresentava longo segmento com esfacelo da geleia e três vasos sanguíneos completamente separados uns dos outros, com mínima quantidade de geleia de Wharton remanescente ao redor de cada vaso. Ausência de geleia de Wharton associa-se a estresse, restrição de crescimento e óbitos fetais. Estudos quantitativos/ qualitativos sobre a geleia de Wharton representam campo de pesquisa aberto para possíveis correlações com condições e doenças obstétricas e óbitos fetais.

Palabras clave : cordão umbilical; patologia; geleia de Wharton; óbito fetal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )