SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4  suppl.1Collaboration between university hospitals and research institutes and the role of the Brazilian League of Epilepsy in supporting young investigatorsNews perspectives in epilepsy cirurgy neuropsychological evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

GUERREIRO, Carlos. DAE: estratégias e consensos. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2005, vol.11, n.4, suppl.1, pp. 24-25. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492005000500006.

INTRODUÇÃO: Os guias baseados em evidência científica objetivam melhorar a qualidade do cuidado do paciente e possivelmente a eficiência nos recursos da saúde. Eles orientam o desenvolvimento da política, do perfil do sistema de saúde e podem monitorizar a qualidade. Tem se tornado uma necessidade para os neurologistas. MÉTODOS: Fatores que afetam a seleção de drogas antiepilépticas (DAE) para pacientes recém­diagnosticados e não tratados, a importância dos guias baseados em evidência, e estudos de fármaco-economia de DAE foram revistos na literatura. RESULTADOS: Fatores que influenciam a escolha da DAE, como variáveis relacionadas à DAE, ao paciente e ao meio foram apresentados. Há pouca evidência de ensaios clínicos de boa qualidade para apoiar o uso de novas DAE em monoterapia em detrimento das DAE convencionais. Há muito pouca informação baseada em evidência científica para a escolha da DAE na maioria dos tipos de crises e síndromes epilépticas. Há evidências consistentes de eficácia e efetividade das DAE tradicionais no início do tratamento medicamentoso de pacientes com epilepsia recém-tratada. CONCLUSÃO: Guias baseados em evidência são cada vez mais utilizados. Alguns guias têm apoiado a eficácia e efetividade das monoterapias inicias com DAE convencionais na maioria das crises e síndromes epilépticas. A revisão da literatura sobre evidências científicas do uso de DAE no início do tratamento sugere que é correto o uso inicial das DAE convencionais.

Keywords : Drogas antiepilépticas; guia de tratamento medicamentoso de crises epilépticas recém-diagnosticadas baseado em evidência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese