SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Actual bioavailability of divalproex sodium extended-release tablets and its clinical implicationsDrug-induced gingival enlargement - Part II. Antiepileptic drugs: not only phenytoin is involved author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

DIAS, Bianca de Cássia Santana et al. Efeitos adversos psiquiátricos desencadeados por Topiramato: relato de dois casos. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 79-82. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492007000200008.

INTRODUÇÃO: Potencialmente todas as drogas antiepilépticas podem levar a efeitos adversos psiquiátricos em alguns pacientes. Esses efeitos podem estar relacionados à predisposição familiar para doença psiquiátrica, reações idiossincrásicas, regime politerapêutico ou uso de altas doses, deficiência de folato e/ou normalização forçada. O Topiramato (TPM), um novo medicamento antiepiléptico, pode ser utilizado em várias afecções neurológicas e psiquiátricas; é uma droga antiepiléptica (DAE) altamente efetiva, indicada tanto para o tratamento dos pacientes com crises parciais quanto generalizadas. O TPM também tem um alto índice de efeitos adversos, embora estes geralmente estejam relacionados em parte à rápida titulação das doses. OBJETIVO: Relatar o caso de dois pacientes com epilepsia do lobo temporal, em regime politerapêutico, um deles com déficit cognitivo grave, que apresentaram efeitos adversos psiquiátricos com o uso de TPM. RESULTADOS: Os pacientes desenvolveram quadros de agitação psicomotora intensa, alucinações e comportamento agressivo após o uso do TPM e do controle completo das crises. DISCUSSÃO: Esses sintomas psicóticos parecem ter sido decorrentes do uso do TPM, pois sua completa remissão foi obtida após a redução e retirada desse medicamento.

Keywords : epilepsia; topiramato; psicose; efeitos adversos; normalização forçada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese