SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Percepção do estigma na criança com epilepsia refratária: estudo comparativo entre doenças crônicas na infânciaSíndrome de Landau-Kleffner sem crises: atraso na aquisição da fala justifica o tratamento com drogas epilépticas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

versão impressa ISSN 1676-2649

Resumo

ARAUJO FILHO, Gerardo Maria de; ROSA, Vivianne Pellegrino  e  YACUBIAN, Elza Márcia Targas. Transtornos psiquiátricos na epilepsia: uma proposta de classificação elaborada pela comissão de neuropsiquiatria da ILAE. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2008, vol.14, n.3, pp. 119-123. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492008000300008.

INTRODUÇÃO: Um dos aspectos mais importantes da epileptologia é o da sua relação com as comorbidades psiquiátricas. Transtornos psiquiátricos (TP) são associados a praticamente todas as síndromes epilépticas e contribuem para uma maior dificuldade no manejo desses pacientes. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão das classificações dos TP na epilepsia e destacar a proposta elaborada pela Comissão de Neuropsiquiatria da ILAE. CONCLUSÃO: A proposta de classificação elaborada pela ILAE procurou diferenciar os TP que ocorrem em comorbidade daqueles que refletem atividade epileptiforme ou que ocorrem especificamente na epilepsia, sendo baseada em aspectos clínicos e descritivos mais do que em etiologias. Apresenta ainda critérios bastante claros e operacionais, constituindo-se de grande utilidade para futuros estudos dos quadros psiquiátricos na epilepsia.

Palavras-chave : Transtornos psiquiátricos; epilepsia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português