SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Assistance of nursing to the patients who are undergoing in epilepsy investigation to the prolonged Video-EEGTreating women with epilepsy during pregnancy: the role of traditional and new antiepileptic drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

KEDE, Jorge; MULLER, Vanessa Teixeira  and  GOMES, Marleide da Mota. Atenção primária à saúde e epilepsia: revisão de literatura. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2008, vol.14, n.4, pp. 177-183. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492008000400007.

INTRODUÇÃO: A atenção primária à saúde (APS) possibilita a melhor cobertura populacional de cuidados à saúde e também o atendimento às pessoas com epilepsia (PCE). OBJETIVOS: Apresentar aspectos evolutivo-conceituais da APS, suas implicações na educação médica, e uso da telemedicina com repercussões no atendimento de PCE. METODOLOGIA: Revisão narrativa com os objetivos apresentados. RESULTADOS: Pessoas habitualmente cuidadas pelo médico de família são mais saudáveis, principalmente devido à abordagem holística; maior ênfase em prevenção e redução de custos por procurar a atenção dos especialistas apenas quando necessária. A educação médica e o mercado de trabalho estão se adaptando a esse perfil de atenção à saúde. Ao mesmo tempo em que médicos de família admitem estar despreparados para o atendimento de PCE, verificou-se não haver neurologistas suficientes para avaliação e condução dessa clientela. A telemedicina apresenta potencial para ensino, consultoria e qualificação da equipe de saúde à distância colaborando com a redução dos óbices mencionados. CONCLUSÃO: Proposições para o atendimento de PCE no Sistema de Saúde: treinamento formal dos profissionais da equipe da APS, criação de médicos especialistas intermediários e enfermeiras treinadas, com aumento dos recursos da telemedicina o que pode garantir a qualidade da APS e integração melhor do sistema de saúde.

Keywords : Epilepsia; saúde; atenção primária à saúde; educação médica; telemedicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese