SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Recovery of white matter atrophy after epilepsy surgery: structural evidences through voxel-based morphometryAwareness and attitudes on epilepsy among undergraduate health care students in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

KLAGENBERG, Karlin Fabianne et al. Avaliação da escuta dicótica em idosos com perda auditiva. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 13-17. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000100004.

OBJETIVO: verificar o desempenho da escuta dicótica em idosos com perda auditiva periférica. MÉTODOS: foram avaliados 30 idosos com mais de 60 anos, portadores de perda auditiva neurossensorial no período de março a novembro de 2007 em uma instituição privada na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Foram realizados os seguintes procedimentos: anamnese, avaliação otorrinolaringológica, audiológica, imitanciométria e do processamento auditivo por meio da aplicação do teste de escuta dicótica - dissílabos alternados (SSW). RESULTADOS: a) 70% dos idosos apresentam alteração em pelo menos uma das orelhas nas condições esquerda ou direita competitiva; b) o grau de alteração foi de leve a severo e a orelha direita apresentou vantagem estatisticamente significante em relação à esquerda; c) as tendências de respostas encontradas foram: tipo A em 70%, efeito ordem em 36,6%, efeito auditivo em 13,3% e inversões em 6,6%; e) houve diferença significativa na tendência de resposta EA comparando o padrão americano com os achados do presente estudo. CONCLUSÃO: O desempenho na escuta dicótica em idosos pode ser comprometido devido à perda auditiva periférica, com isso, tem-se observado um prejuízo das informações acústicas, o que diminui a probabilidade de se entender a fala. Portanto, a avaliação da escuta dicótica é uma importante ferramenta, no aperfeiçoamento da seleção e adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individual para que seu uso seja mais significativo.

Keywords : Audição; envelhecimento; perda auditiva; percepção auditiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese