SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Awareness and attitudes on epilepsy among undergraduate health care students in Southern BrazilNeurovascular coupling and functional neuroimaging in epilepsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

KHAN, Richard Lester; RAYA, Júlia de la Puerta  and  NUNES, Magda Lahorgue. Avaliação do estado comportamental durante o sono em recém-nascidos. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 25-29. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000100006.

INTRODUÇÃO: A identificação dos estados comportamentais é um fator determinante na avaliação clínica e neurofisiológica de neonatos e apresenta-se como indicador importante do desenvolvimento normal e anormal do sistema nervoso central. As variáveis fisiológicas importantes na avaliação comportamental são: freqüência cardíaca, freqüência respiratória, presença de movimentos oculares rápidos, eletromiograma (EMG), eletroencefalograma (EEG). As variáveis comportamentais são abertura e fechamento dos olhos, movimentos corporais e choro. MÉTODOS: Neste artigo, foi feita uma revisão da literatura no período de 1970-2008 utilizando os unitermos: estado comportamental e recém-nascidos, sono e recém-nascidos e, EEG e comportamento. Utilizou-se os banco de dados Medline, Scielo e Web of Science. Esta revisão foi desenvolvida no período de agosto a novembro de 2008. CONCLUSÕES: A sistematização dos achados do comportamento em recém-nascidos associado à organização bioelétrica e grafoelementos permite identificar precocemente o comprometimento encefálico e prognóstico de recém-nascidos de risco e de muito baixo peso. Na literatura existem controvérsias em relação à padronização e sistematização dos estados comportamentais de crianças prematuras, diferente do que ocorre em neonatos a termo onde estes aspectos já estão definidos.

Keywords : Estado comportamental; recém-nascido prematuros e a termo; sono e estados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese