SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The effects of epileptic seizures upon quality of lifePerception and attitudes towards epilepsy: point of view of professionals allied to medicine from Mobile Emergency Service in Campinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

ZANNI, Karina Piccin; BIANCHIN, Maysa Alahmar  and  MARQUES, Lucia Helena Neves. Qualidade de vida e desempenho ocupacional de pacientes submetidos à cirurgia de epilepsia. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 114-117. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000300004.

OBJETIVO: este estudo teve como objetivo comparar a qualidade de vida e as áreas do desempenho ocupacional de pacientes epilépticos antes e doze meses após tratamento cirúrgico. METODOLOGIA: a amostra foi composta por 30 pacientes epilépticos que frequentavam o Centro de Cirurgia de Epilepsia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Todos os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada para coleta de dados sociodemográficos, ao Questionário de Qualidade de Vida em Epilepsia - 31 (QOLIE-31) e à Medida Canadense de Desempenho Ocupacional - MCDO. RESULTADOS: dezenove pacientes(63,3%) eram do sexo feminino e onze (36,7%) do sexo masculino, com idade entre 22 e 65 anos (42,1±11,9). Os resultados obtidos com o QOLIE-31 apontaram diferenças significativas em seis dos sete domínios que compõe o questionário quando comparados o período pré e pós-cirúrgico. A comparação dos resultados da COPM mostrou aumento significativo tanto na performance quanto na satisfação dos pacientes com suas atividades de vida diária, instrumentais de vida diária e de lazer. CONCLUSÃO: o tratamento cirúrgico se mostrou eficaz na melhora da qualidade de vida e no desempenho ocupacional o que pode traduzir-se a médio e longo prazo em integração social mais adequada para os pacientes epilépticos.

Keywords : epilepsia; qualidade de vida; desempenho ocupacional; QOLIE-31; MCDO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese