SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Perception and attitudes towards epilepsy: point of view of professionals allied to medicine from Mobile Emergency Service in CampinasEpilepsy and labor incapacity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

Abstract

OLIVEIRA, Guilherme Nogueira Mendes de et al. Adaptação transcultural do inventário neurocomportamental (NBI) para o Brasil. J. epilepsy clin. neurophysiol. [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 123-129. ISSN 1676-2649.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000300006.

OBJETIVO: Realizar a adaptação transcultural de instrumento para avaliação das alterações comportamentais tipicamente descritas em portadores de epilepsia do lobo temporal (ELT), o Inventário Neuro-Comportamental (NBI) para a população brasileira. MÉTODOS: Inicialmente, foi feita a tradução do instrumento original para o português. Esta versão foi revisada e retrotraduzida para o inglês. A seguir, a versão retrotraduzida foi comparada à versão original em inglês, sendo corrigidas as divergências no texto em português. Em um segundo momento, 15 pacientes do Ambulatório de Epilepsia do Hospital das Clínicas da UFMG portadores de ELT responderam ao inventário. À aplicação do questionário, eventuais dificuldades e os itens mal compreendidos foram analisados pelos autores. RESULTADOS: Na versão final para o português, os itens 11, 14, 17, 61 e 75 foram modificados. Sete pacientes (46,7%) eram do sexo feminino, com idade entre 26 e 65 anos. A maioria dos pacientes (93,3%) apresentou uma pontuação total elevada. Os domínios mais comumente alterados foram hiperreligiosidade, detalhismo e crença na predestinação pessoal (73,3% dos pacientes em cada um deles). CONCLUSÃO: A versão em português do NBI pode ser um instrumento útil para avaliar alterações comportamentais na ELT aplicada ao contexto clínico dos pacientes brasileiros.

Keywords : epilepsia; epilepsia do lobo temporal; comportamento; NBI; adaptação transcultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese