SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Perfil de las competencias en equipos de proyectos"Administración Compleja": reviendo las bases científicas de la administración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

RAE eletrônica

versión On-line ISSN 1676-5648

Resumen

PONCHIO, Mateus Canniatti; ARANHA FILHO, Francisco José Epósito  y  SAMARTINI, André Luiz Silva. Uso de fontes de recomendação fortes e fracas na escolha de veículo. RAE electron. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482003000100015.

DUHAN et al. (1997) propuseram um modelo de nove caminhos causais para a intensidade de uso de fontes fortes e fracas na etapa de coleta de informações do processo de compra, apresentando evidência estatística para oito deles. PIRES e MARCHETTI (2000) aplicaram o modelo de DUHAN et al. na análise dos fatores que influenciam a escolha da fonte de informação na compra de automóveis novos, encontrando evidência para apenas quatro dos caminhos originalmente propostos. No presente artigo, descreve-se um experimento imple­men­tado por computador e disponibilizado pela Internet, com nível de dificuldade da tarefa controlado, em que se simula a escolha de automóveis novos. Os resultados obtidos fornecem evidência para também quatro das relações propostas por DUHAN et al. Tomadas em conjunto, as três pesquisas indicam fragilidade nas relações postuladas entre "conheci­mento prévio" e as variáveis de ligação ("dificuldade da tarefa" e "importância de infor­mações instrumentais e afetivas"). Sugere-se que os caminhos comprovados apenas por DUHAN poderiam ser verificados nas duas pesquisas seguintes mediante segmentação do perfil comportamental dos consumidores, hipótese oferecida como possibilidade para novas pesquisas.

Palabras llave : Automóveis; Coleta de Informação; Fontes de Informação; Internet; Processo de Decisão de Compra.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués