SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Satisfaction survey: a model for medical plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

ZERBINI, Thaís  and  ABBAD, Gardênia. Impacto de treinamento no trabalho via internet. RAE electron. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482005000200001.

Esta pesquisa teve como objetivo testar um modelo reduzido de avaliação de Impacto de Treinamento no Trabalho. Foram realizados dois estudos:(1) Construção e validação estatística de cinco instrumentos de medida: Escalas de Estratégias de Aprendizagem, Reação aos Procedimentos Instrucionais; Reação ao Desempenho do Tutor, Falta de Suporte à Transferência e Impacto em Profundidade; (2) Análise do relacionamento entre as variáveis preditoras referentes às Características da Clientela, Reações ao Treinamento, Falta de Suporte à Transferência e à variável-critério Impacto do Treinamento no Trabalho. As respostas dos participantes às escalas foram submetidas a análises exploratórias dos componentes principais, análise fatorial, de consistência interna, análises de regressão múltipla padrão e stepwise. No Estudo 1, todos os instrumentos apresentaram índices psicométricos satisfatórios. No Estudo 2, as variáveis explicativas de Impacto do Treinamento no Trabalho foram: Falta de Suporte, Estratégias Cognitivas e Comportamentais, Elaboração de um Plano de Negócio e Reação aos Procedimentos. Neste artigo, são discutidas algumas implicações desses resultados.

Keywords : Avaliação de treinamento à distância; estratégias de aprendizagem; reações; suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese