Acessibilidade / Reportar erro

Seleção de técnicas de previsão de mercado segundo as diferentes categorias de novos produtos

Selecting market forecasting techniques according to various new product categories

Selección de técnicas de previsión de mercado según las diferentes categorías de nuevos productos

Apesar do grande número de técnicas disponíveis, o trabalho de previsão de mercado para novos produtos é difícil porque falta orientação adequada sobre quais técnicas utilizar. A maior parte da literatura sobre previsões de mercado para novos produtos enfatiza os aspectos matemáticos das ferramentas, e não as situações em que elas devem ser empregadas. Sendo assim, este artigo procura fornecer aos profissionais uma orientação sobre as técnicas mais aplicáveis a determinadas situações. A abordagem empregada considera a existência de diferentes categorias de novos produtos e as várias etapas que constituem um trabalho de previsão. Em razão de suas características e natureza, cada combinação de categoria de novo produto e etapa define conjuntos de técnicas de previsão aplicáveis. Também são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.

Técnicas de previsão; desenvolvimento de novos produtos; previsão de mercado; lançamento de produtos


Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista, 01313-902 - São Paulo - SP - Brasil, Tel.: +55 11 3799-7999, Fax: +55 11 3262-3975 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br