SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Value in education servicesOrganizational learning process and firm performance: the case of the electronics industry in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

MORAES, Edmilson Alves de; GRAEML, Alexandre Reis; SANCHEZ, Otávio Próspero  and  MESQUITA, Frederico Scott Brusa. Seleção de cursos de educação continuada por executivos de empresas. RAE electron. [online]. 2006, vol.5, n.2, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482006000200004.

Este artigo discute os principais fatores considerados pelos executivos na escolha entre diferentes possibilidades de cursos de extensão com base em uma pesquisa realizada com 150 estudantes de cursos de extensão na FGV-EAESP. Após a análise dos dados, identificou-se que o prestígio da escola, a aplicabilidade do conteúdo ministrado e o foco teórico-prático do curso são fatores essenciais para a escolha de cursos de extensão pelos executivos pesquisados. Outro resultado interessante foi observado por meio da divisão dos estudantes em grupos com diferentes interesses, o que possibilitou a segmentação dos cursos para melhor atingir as expectativas dos estudantes. Curiosamente, a maior diferença entre grupos, encontrada por meio da aplicação de análise de clusters, foi entre pessoas que preferem classes homogêneas e as que preferem participar de turmas mais heterogêneas, heterogeneidade esta caracterizada por diferentes posições hierárquicas, formação profissional e área de atuação das empresas em que trabalham.

Keywords : Cursos de extensão; cursos para executivos; educação continuada; segmentação de cursos; seleção de cursos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese