Acessibilidade / Reportar erro

A construção de estratégias corporativas sob a perspectiva não determinística

La construcción de estrategias corporativas bajo la perspectiva no determinística

The construction of corporate strategies from a non-deterministic perspective

Os estudos sobre estratégia no Brasil apresentam um viés marcantemente determinístico. Com o propósito de contribuir para esses estudos, com uma ótica normativa e não determinística, este artigo descreve o movimento estratégico de uma organização do se tor de telefonia fixa que decidiu entrar no setor de telefonia móvel. Adotando-se como referencial teórico a concepção de estratégia como uma realidade construída de forma interativa e contextual, optou-se por uma pesquisa qualitativa para atingir o propósito da investigação, por meio da análise de conteúdos discursivos. Os resultados dessa pesquisa mostram que a perspectiva da estratégia numa organização evolui e ganha complexidade, sem perder a característica processual. Essa característica, por sua vez, reforça a necessidade de se investir em estudos interpretativos de estratégia com vistas a aperfeiçoar seu conceito antes da construção de modelos prescritivos.

Estratégia; ótica não determinística; telefonia móvel; estratégia como prática; pesquisa qualitativa


Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista, 01313-902 - São Paulo - SP - Brasil, Tel.: +55 11 3799-7999, Fax: +55 11 3262-3975 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br