SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Environmental awareness: an exploratory study into the implications for teaching business administrationAt the limits of autonomy: reflections on blind review practices and editing scientific administration journals in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana Jordan; CAMPANARIO, Milton de Abreu  and  TELLES, Cecilia Caraver Prado. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE electron. [online]. 2009, vol.8, n.1, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482009000100005.

Considerando o imenso impacto social dos conglomerados de informação, comunicação e entretenimento e o consequente poder dos publicitários de conferir significado à vida de milhões de pessoas, o objetivo do estudo é elucidar a postura ética desses profissionais frente às pressões do ambiente. O referencial teórico adotado é a teoria das representações sociais. A investigação empregou uma metodologia de caráter qualitativo, adequada à fundamentação teórica, que consiste na utilização de entrevistas em profundidade, como a técnica de coleta de dados e a análise do discurso para a interpretação dos resultados. O conjunto social em análise está composto de uma amostra de 30 profissionais de 27 agências de publicidade da cidade de São Paulo, selecionada por conveniência. Constata-se a compreensão do significado, da abrangência, das características e da importância de uma postura ética entre os publicitários entrevistados. Na sua prática, contudo, eles expressam dificuldade em manter um comportamento ético diante das pressões do ambiente.

Keywords : Marketing; macromarketing; ética; publicidade; teoria das representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese