SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1International knowledge transference in the multinational: qhen the multimarket competitive game overlay internal coordination mechanismsFemale executives: career, motherhood, love and prejudice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

VELOSO, Germany Gonçalves  and  MALIK, Ana Maria. Análise do desempenho econômico-financeiro de empresas de saúde. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000100003.

O objetivo do artigo é avaliar o desempenho econômico-financeiro de empresas da área de Saúde, principalmente sua rentabilidade, comparando hospitais, operadoras de planos de saúde e empresas em geral. Foram usados dados dos balanços financeiros do exercício de 2006 compilados da publicação Balanço Anual 2007 da Gazeta Mercantil. Os dados foram comparados utilizando-se os testes não paramétricos da mediana e do qui quadrado. Comparando-se as maiores empresas de cada categoria, seus retornos sobre o ativo total não têm diferenças estatísticas significantes. Os maiores hospitais e operadoras tiveram lucratividade igual entre si, porém inferior à das empresas em geral. Os hospitais tiveram lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA) maior e cresceram menos que as operadoras em 2006. Conclusão: a rentabilidade de hospitais com maiores receitas não parece diferir significantemente da de outras empresas da economia. Adicionalmente, observou-se que não existe distinção significante entre hospitais com e sem finalidade lucrativa, no que diz respeito à margem LAJIDA, margem líquida e retorno sobre ativos totais.

Keywords : Hospitais; operadoras de planos de saúde; rentabilidade; lucratividade; LAJIDA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese