SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Impacts of the initial international accounting harmonization (law 11.638/07) on public firms’ results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

MENDONCA, Patricia Maria Emerenciano de; ALVES, Mario Aquino  and  CAMPOS, Luiz Claudio. Empreendedorismo institucional na emergência do campo de políticas públicas em HIV/aids no Brasil. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000100007.

Este trabalho analisa o surgimento do HIV/aids no contexto das políticas públicas no Brasil observando os atores envolvidos, suas posições e os recursos utilizados para a criação de novas lógicas institucionais. A política brasileira de HIV/aids resultou de esforços pioneiros de um amplo espectro de diferentes grupos e movimentos sociais que buscam aprofundar princípios do SUS de prevenção e universalização, tendo logrado êxito e sendo reconhecida como uma referência no cenário internacional. Ao examinar as relações de poder que se desenrolam no interior do campo, é possível constatar que a posição ocupada pelos atores interfere nas suas formas de ação empreendedora. A principal conclusão está em apontar as possibilidades de ação empreendedora dos atores periféricos em um campo, e a necessidade de melhor qualificação da ação social empreendedora, que inclui detalhar as estratégias utilizadas pelos atores, diferenciando-as a partir das posições que ocupam e dos diferentes estágios do processo de mudança.

Keywords : Campos sociais; empreendedorismo institucional; políticas públicas; HIV/aids; movimentos sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese