SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Perceived retail crowding: an exploratory investigation in the Brazilian market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

MIGUEL, Priscila Laczynski de Souza  and  BRITO, Luiz Artur Ledur. Antecedentes da gestão da cadeia de suprimentos: eles realmente existem? estudo empírico no Brasil. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000200006.

Este artigo testou o impacto de três antecedentes (confiança, relacionamentos internos e apoio da alta gerência) sobre a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management - SCM) utilizando-se de modelo de equações estruturais e de uma amostra de 112 empresas que operam no Brasil. A partir da revisão de literatura conceitual e empírica da SCM, foram desenvolvidos e validados modelos de medição tanto para a SCM quanto para os antecedentes que podem ser utilizados como escala em futuras pesquisas. Os resultados forneceram evidências de que alguns antecedentes (confiança e apoio da alta gerência) identificados na literatura internacional também se aplicam ao Brasil, mas não foi encontrada uma ligação significativa entre relacionamentos internos e a SCM.

Keywords : Gestão da cadeia de suprimentos; confiança; relacionamentos internos; alta gerência; antecedentes da cadeia de suprimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese