SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Perceived retail crowding: an exploratory investigation in the Brazilian marketMoving towards post-modernity in public policies: the situational epistemology of Carlos Matus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

Abstract

DALMONECH, Luiz Fernando; SANT'ANNA, José Mario Bispo; TEIXEIRA, Arilton C. C.  and  BAPTISTA, Ézio Carlos Silva. Análise dos fatores intervenientes nas quebras de contrato no setor de combustíveis Brasileiro. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000200008.

Este estudo objetiva analisar os fatores intervenientes nas quebras de contrato entre postos revendedores e as distribuidoras no setor de combustíveis brasileiro. Utilizaram-se os modelos Logit, Probit e o método dos mínimos quadrados. A amostra foi constituída por 6.030 postos revendedores de combustíveis, obtidos nos relatórios disponibilizados pela ANP. São identificados e analisados vários fatores intervenientes nas quebras de contrato, em função do ambiente legal, político e econômico. Observou-se que a falta de uma fiscalização e de monitoramento eficiente no setor de combustíveis influencia o desempenho dos arranjos organizacionais presentes no setor de combustíveis brasileiro. Fiscalização e monitoramento mais fortes se fazem necessários, em função das características dos combustíveis, que necessitam de análise técnica para determinar a sua qualidade e procedência. O arranjo de bandeira dominante, com maior controle, demonstrou ser a melhor forma organizacional, com menor probabilidade de quebras de contrato do que os outros arranjos.

Keywords : Contratos; quebras de contrato; monitoramento de contrato; combustíveis; arranjos organizacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese