SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Rumo à pós-modernidade em políticas públicas: a epistemologia situacional de Carlos MatusRelação dinâmica entre confiança, competitividade e o processo de tomada de decisão ética em negociação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RAE eletrônica

versão On-line ISSN 1676-5648

Resumo

GAZDA, Emmanuel  e  QUANDT, Carlos Olavo. Colaboração interinstitucional em pesquisa no Brasil: tendências em artigos na área de gestão da inovação. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000200010.

O trabalho colaborativo em rede se expandiu a partir do final do século XX, apoiado pelos avanços nas tecnologias de informação e comunicação. A velocidade crescente das mudanças tecnológicas e o acirramento da competitividade internacional demandam esforços cooperativos de pesquisa e desenvolvimento entre organizações. Padrões similares de colaboração em rede são observados no meio acadêmico e suas relações com o setor produtivo. Este artigo visa contribuir para a identificação dos padrões de colaboração dos pesquisadores brasileiros. Para tanto, analisa-se a colaboração em produção científica na área de gestão da inovação por meio de um levantamento de coautoria dos artigos apresentados no Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica (Sigitec) no período 1998-2008. Verifica-se a ausência de uma tendência clara de crescimento da colaboração interinstitucional, que ainda é inferior aos níveis internacionais, bem como a persistência da concentração espacial da produção científica.

Palavras-chave : Redes; inovação; colaboração; coautoria; competitividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português