SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Colaboración interinstitucional en la investigación en Brasil: tendencias de los artículos en el área de gestión de innovación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

RAE eletrônica

versión On-line ISSN 1676-5648

Resumen

SOBRAL, Filipe João Bera de Azevedo. Relação dinâmica entre confiança, competitividade e o processo de tomada de decisão ética em negociação. RAE electron. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1676-5648.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000200011.

Os dilemas éticos são componentes inevitáveis da negociação, um processo de troca social central a todas as interações humanas. Por essa razão, é importante compreender o que motiva os gestores a agir de uma forma eticamente questionável em negociações empresariais. Usando uma amostra de 298 participantes em cursos de educação executiva, este estudo busca analisar em que medida diferenças individuais ao nível da personalidade condicionam o julgamento moral de práticas negociais eticamente ambíguas e as intenções comportamentais em seis cenários representativos de situações negociais que envolvem dilemas éticos. Os resultados sugerem que os dois traços de personalidade estudados - confiança interpessoal e competitividade - exercem uma influência significativa não apenas na forma como os gestores avaliam a moralidade de práticas negociais eticamente ambíguas, mas também na sua intenção comportamental em cenários negociais específicos. Os resultados podem contribuir para melhorar a compreensão do processo de tomada de decisão ética em negociação.

Palabras llave : Negociação; ética; tomada de decisão; confiança; competitividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués