SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Fenologia de folhas e frutos e intercâmbio gasoso em Mangabeira em resposta à irrigaçãoVariações no conteúdo de fosfato e atividades de fosfatases em plântulas de arroz expostas a arsenito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Plant Physiology

versão impressa ISSN 1677-0420

Resumo

YAO, Xiaoqin; LIU, Qing  e  HAN, Chao. Crescimento e respostas fotossintéticas de plântulas de Picea asperata ao aumento da radiação ultravioleta-B e ao suprimento de nitrogênio. Braz. J. Plant Physiol. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 11-18. ISSN 1677-0420.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-04202008000100002.

Presume-se que a radiação ultravioleta-B (UV-B) e nitrogênio aumentem simultaneamente com as mudanças climáticas globais futuras. Neste estudo, avaliaram-se o crescimento e respostas fotossintéticas de plântulas de Picea asperata ao aumento da radiação ultravioleta-B e ao suprimento de nitrogênio. Utilizaram-se dois tratamentos de UV-B (UV-B ambiente, 11.02 kJ m-2 d-1; e UV-B suplementar, 14.33 kJ m-2 d-1) e duas doses de N (0 e 20 g N m-2), a fim de se determinar se o suprimento de N poderia atenuar os impactos negativos do aumento da radiação UV-B sobre o crescimento e a fotossíntese. O aumento da radiação UV-B inibiu o crescimento e fez reduzir a taxa de fotossíntese líquida, a condutância estomática, a taxa transpiratória, a taxa de fotossíntese saturada à luz, a irradiância de compensação, a taxa de respiração escura, o rendimento quântico aparente, a concentração de pigmentos fotossintéticos e o rendimento quântico potencial das plântulas de P. asperata, enquanto a fluorescência mínima e a concentração intercelular de CO2 aumentaram com o aumento da radiação UV-B. Por outro lado, o suprimento de N afetou positivamente o desempenho fotossintético e o crescimento, porém apenas sob níveis ambientes de radiação UV-B. Com efeito, N não esteve associado à proteção da maquinaria fotossintética das plântulas de P. asperata expostas à radiação UV-B suplementar.

Palavras-chave : crescimento; fotossíntese; nitrogênio; Picea asperata; radiação ultravioleta; trocas gasosas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês