SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Changes in growth and photosynthetic capacity of cucumber seedlings in response to nitrate stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Plant Physiology

Print version ISSN 1677-0420

Abstract

CLEBSCH, Cláudia C.; DIVAN JUNIOR, Armando M.; OLIVEIRA, Paulo L.  and  NICOLAU, Márcio. Distúrbios fisiológicos promovidos pelo ozônio em cinco cultivares de Phaseolus vulgaris L. Braz. J. Plant Physiol. [online]. 2009, vol.21, n.4, pp. 319-329. ISSN 1677-0420.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-04202009000400008.

Plântulas de feijão das cultivares Fepagro 26, Guapo Brilhante, Iraí, Macotaço e US pinto 111 foram submetidas aos tratamentos com e sem adição de ozônio ao ar ambiente, com o objetivo de avaliar os efeitos da exposição sobre a fotossíntese, permeabilidade relativa a eletrólitos, abscisão foliar e biomassa das plântulas. A exposição ao ozônio causou decréscimos significativos na assimilação líquida de todas as cultivares, exceto na Iraí. Causou também um aumento significativo na permeabilidade relativa a eletrólitos da cultivar Pinto, mas apenas quando a AOT40 foi a mais elevada. Além disso, produziu uma antecipação significativa no tempo de abscisão foliar nas cultivares Pinto, Fepagro e Guapo. A variabilidade observada nas medidas de biomassa total, refletiu as limitações para se executar estudos de longo prazo em condições ambientais controladas, um dos principais desafios ainda por ser superado antes que se possa obter dados mais conclusivos sobre os danos em espécies cultivadas resultantes do enriquecimento do ozônio toposférico.

Keywords : fotossíntese; permeabilidade relativa a eletrólitos; abscisão foliar; biomassa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English