SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Experimental model of saccular aneurysm of the common iliac artery with bovine pericardium in pigsBone marrow stem cells and their role in angiogenesis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal Vascular Brasileiro

versión impresa ISSN 1677-5449

Resumen

ARAUJO, José Dalmo de et al. A terapia celular no tratamento da isquemia crítica dos membros inferiores. J. vasc. bras. [online]. 2005, vol.4, n.4, pp. 357-365. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492005000400011.

Os autores fazem um histórico sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias e do cordão umbilical, suas respectivas vantagens e desvantagens. Seguem com as discussões sobre células-tronco adultas, sua definição, histórico, fontes e participação nos processos de regeneração tecidual, particularmente no endotélio. Ressaltam a importância de fatores que mobilizam as células-tronco adultas a partir da medula óssea: citocinas, angiopoietinas e outros fatores de crescimento. As células-tronco adultas mobilizam-se sob a forma de células endoteliais progenitoras, que têm origem comum com as células endoteliais a partir dos hemangioblastos. Os fatores de mobilização manifestam-se em condições de hipoxia e fazem com que as células endoteliais progenitoras se localizem nos locais de isquemia para produzir a neovasculogênese, que se faz por três possíveis mecanismos: a angiogênese (formação de novos capilares a partir de brotos de capilares já existentes), a arteriogênese (relacionada à circulação colateral) e a vasculogênese (vasos realmente novos). Fazem, a seguir, uma análise da literatura relativa à experimentação animal e aos estudos clínicos. Concluem ressaltando que as células-tronco adultas, embora tenham um grande potencial de uso, ainda demandam muito estudo e pesquisa para se firmar como método terapêutico.

Palabras llave : terapia celular; células tronco; isquemia crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués