SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Push and park: uma opção técnica no tratamento do ateroembolismo agudo dos membros inferioresEmbolização intra-arterial pré-operatória de tumor do corpo carotídeo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

BEZ, Leonardo Ghizoni et al. Persistência da artéria isquiática: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2006, vol.5, n.3, pp.233-236. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492006000300014.

A persistência da artéria isquiática é uma anomalia congênita rara do sistema circulatório, sendo descritos poucos casos na literatura e não existindo, assim, consenso sobre métodos diagnósticos e de tratamento. Os autores apresentam o caso de um paciente masculino, de 59 anos de idade, com história de dor tipo "claudicação intermitente" progressiva em panturrilha direita, associada a uma massa pulsátil em fossa poplítea e ausência de pulsos distais. A angiotomografia da aorta abdominal e dos membros inferiores revelou persistência da artéria isquiática à direita, sendo realizada, ainda, angiografia com subtração digital seletiva da artéria isquiática para o planejamento cirúrgico. O paciente foi submetido à ponte fêmoro-fibular com veia safena magna ipsolateral reversa e ligadura da artéria isquiática na pelve, por acesso retroperitoneal.

Palavras-chave : Persistência da artéria isquiática; aneurisma da artéria isquiática; terapêutica cirúrgica; isquemia periférica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons