SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número4Experiência inicial com reimplante de mão após amputação traumática em um centro não-especializado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

PEDRON, Cleoni et al. Tratamento endovascular do aneurisma da aorta abdominal em paciente com insuficiência renal crônica. J. vasc. bras. [online]. 2006, vol.5, n.4, pp.325-330. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492006000400015.

A insuficiência renal crônica não-dialítica é uma contra-indicação relativa ao tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal. O uso de contrastes alternativos, como o gadolínio, além de fornecer imagens de baixa qualidade, está relacionado à nefrotoxicidade. Relatamos um caso de tratamento endovascular de aneurisma da aorta abdominal guiado por eco-Doppler colorido. Um paciente masculino de 82 anos, com aneurisma da aorta abdominal de 55 mm de diâmetro e clearance de creatinina de 17 ml/min, recebeu implante de endoprótese aórtica modular bifurcada, utilizando este método de imagem associado à radioscopia. Não foi empregado contraste iodado. O resultado imediato e os controles de 1 e 6 meses revelam completa exclusão do aneurisma. A função renal permanece inalterada. Concluímos que o implante de endoprótese guiado por eco-Doppler colorido em pacientes com insuficiência renal crônica não terminal e com anatomia favorável é um método factível e seguro.

Palavras-chave : Tratamento endovascular; aneurisma aórtico abdominal; insuficiência renal; eco-Doppler colorido; duplex scan.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons