SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Recanalização espontânea tardia de carótida interna: relato de casoTratamento da síndrome do roubo devido a fístula arteriovenosa para hemodiálise em membro inferior por meio da técnica de ligadura arterial e revascularização distal (técnica de DRIL) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

REDDY, Srinivasulu  e  VOLLALA, Venkata Ramana. Artéria ulnar superficial: desenvolvimento e relevância clínica. J. vasc. bras. [online]. 2007, vol.6, n.3, pp.284-287. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492007000300013.

As principais artérias do membro superior apresentam uma ampla variação, que é relativamente importante a cirurgiões ortopédicos e plásticos, radiologistas e anatomistas.Apresentamosumcaso de artéria ulnar superficial encontrada durante dissecção de rotina de membro superior direito de um cadáver masculino de 50 anos de idade.Aartéria ulnar superficial originava-se da artéria braquial, cruzava o nervo mediano anteriormente e percorria lateralmente esse nervo e a artéria braquial. A artéria ulnar superficial no braço deu origem a um ramo muscular estreito do músculo bíceps braquial. Ao nível do cotovelo, a artéria percorria superficialmente a aponeurose bicipital, onde era cruzada pela veia cubital mediana. Percorria, então, em sentido descendente e medialmente superficial aos músculos flexores do antebraço, e então descendia para entrar na mão. Na palma, essa artéria formava os arcos palmares superficial e profundo junto com os ramos da artéria radial.Apresença de uma artéria ulnar superficial é clinicamente importante ao levantar retalhos do antebraço em cirurgias reconstrutivas.Aembriologia e relevância clínica da variação são discutidas.

Palavras-chave : Membro superior; artéria ulnar superficial; artéria braquial; músculos flexores do antebraço; retalhos do antebraço.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons