SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Aneurisma de artéria isquiática persistente: relato de casoAvaliação e tratamento fisioterápico na doença arterial obstrutiva periférica de membro superior: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

NUNES, Marco Antonio Prado et al. Diagnóstico e tratamento de aneurisma da artéria isquiática persistente: relato de caso e revisão da literatura. J. vasc. bras. [online]. 2008, vol.7, n.1, pp. 66-71. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492008000100012.

A persistência da artéria isquiática é uma variação anatômica rara cujo curso clínico é potencialmente grave, pois o diagnóstico ocorre quando já estão presentes complicações clínicas. Essas complicações advêm do fato de a parede da artéria isquiática ter uma tendência à degeneração ateromatosa com formação aneurismática, podendo evoluir para uma oclusão ou para um tromboembolismo. Este artigo relata o caso de um paciente do sexo feminino, com queixas de dor intensa secundária a compressão extrínseca do nervo isquiático pela dilatação aneurismática no membro inferior direito e pulsatilidade na nádega ipsilateral, apresentando uma massa hiperpulsátil nessa localização. Foi realizado exame angiográfico, que revelou persistência da artéria isquiática à direita, do tipo completo e com aneurisma. A paciente foi submetida a procedimento cirúrgico, sendo utilizada uma abordagem transglútea, e uma prótese de dácron terminoterminal foi interposta entre os colos proximal e distal do aneurisma. Os aspectos técnicos e revisão da literatura sobre o diagnóstico e a terapêutica dessa variação anatômica são discutidos neste trabalho.

Palavras-chave : Persistência da artéria isquiática; aneurisma da artéria isquiática; terapêutica cirúrgica; isquemia periférica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês