SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4Oclusão duodenal após cirurgia da aorta abdominal: relato de casoEmbolia balística venosa retrógrada transtorácica: relato de caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

NASSER, Felipe et al. Sangramento espontâneo de artéria lombar em paciente com doença de Von Recklinghausen: tratamento endovascular. J. vasc. bras. [online]. 2008, vol.7, n.4, pp. 389-392. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492008000400016.

Os sangramentos no retroperitônio são, em sua grande maioria, secundários a eventos traumáticos envolvendo grande energia cinética, com poucos relatos na literatura caracterizados como espontâneos. No presente relato, descrevemos paciente gestante, portadora de doença de Von Recklinghausen e com volumoso hematoma retroperitoneal diagnosticado durante o parto cesariano, secundário a ruptura espontânea de artéria lombar. A doença de Von Recklinghausen apresenta manifestações vasculares bem descritas, caracterizando-se principalmente por estenoses que são secundárias a tumores intramurais (proliferação das células de Schwann) e raramente dilatações aneurismáticas, assintomáticas em sua maioria. No presente caso, foi realizada a aortografia com cateterização seletiva e embolização da artéria sangrante com sucesso.

Palavras-chave : Hematoma; doença de Von Recklinghausen; artéria; embolização terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português