SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Vantagem associada ao uso de enxertos femorodistais para isquemia aguda de membrosTécnica para quantificação e qualificação de material coletado em filtros de proteção cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

ARAGAO, José Aderval et al. Prevalência da doença arterial obstrutiva periférica em doentes com insuficiência renal crônica. J. vasc. bras. [online]. 2009, vol.8, n.4, pp. 301-306. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492009000400004.

Contexto: A doença arterial obstrutiva periférica tem sido reconhecida como um sensível marcador de aterosclerose sistêmica e preditora de eventos cardiovasculares. Apesar da alta prevalência da doença cardiovascular, há poucos estudos sobre a doença arterial obstrutiva periférica em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico. Objetivo: Determinar a prevalência de doença arterial obstrutiva periférica em pacientes com insuficiência renal crônica em uma clínica de referência para tratamento hemodialítico no estado de Sergipe. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado no período de junho a novembro de 2008, em uma clínica de referência para tratamento de pacientes com insuficiência renal crônica. Foram caracterizados como portadores de doença arterial obstrutiva periférica os pacientes que apresentavam índice tornozelo-braquial (ITB) ≤ 0,9. Resultados: De uma população de 239 pacientes com insuficiência renal crônica, foram avaliados 201. Destes, 28 (14%) apresentavam insuficiência arterial periférica com ITB ≤ 0,9. A idade variou de 24 a 82 anos, com média de 52 anos. A hipertensão e a dislipidemia foram os fatores de risco mais frequentes. Dos pacientes com doença arterial obstrutiva periférica, 89% eram dislipidêmicos, 71% hipertensos e 29% tinham coronariopatias. Conclusão: A prevalência de doença arterial obstrutiva periférica em doentes com insuficiência renal crônica foi de 14%.

Palavras-chave : Insuficiência renal crônica; doença arterial obstrutiva periférica; índice tornozelo-braquial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês