SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Prevalência da doença arterial obstrutiva periférica em doentes com insuficiência renal crônicaO papel da fleboscopia por transiluminação no planejamento de cirurgias estéticas de varizes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

NOVAES, Gabriel Santos et al. Técnica para quantificação e qualificação de material coletado em filtros de proteção cerebral. J. vasc. bras. [online]. 2009, vol.8, n.4, pp.307-312. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492009000400005.

Contexto: A qualidade e a quantidade de partículas coletadas em filtros de proteção cerebral (FPC) durante angioplastia transluminal percutânea com stent (ATPS) podem esclarecer a importância desses dispositivos no tratamento de estenoses carotídeas. Objetivos: Analisar o conteúdo retido por FPC em pacientes submetidos a ATPS de artéria carótida interna com nova técnica de análise qualiquantitativa. Métodos: O material coletado em 10 FPC durante ATPS da bifurcação da carótida em pacientes com alto risco cirúrgico foi submetido a análise microscópica qualiquantitativa. Fotografias digitais das lâminas com material corado com hematoxilina e eosina foram analisadas com o programa Axio Vision LE Release 4.1, que calculou a área das partículas em micrômetros/metro quadrado (µm2). Resultados: O exame histopatológico evidenciou material em 100% dos filtros consistindo predominantemente de restos hemáticos, cristais de colesterol e cálcio. A área média de fragmentos coletados foi expressiva (1.570.310 µm2), e houve ampla variância desses valores. Conclusões: Os FPC coletam quantidade importante de fragmentos de placas de ateroma, e a grande variância nas quantidades de material coletado pode estar associada com a gravidade da lesão, motivo pelo qual se tornam relevantes estudos que utilizem técnica padronizada para a quantificação desses fragmentos e para a compreensão de seu real significado clínico.

Palavras-chave : Artéria carótida; estenose carotídea; angioplastia transluminal percutânea com stent; filtros de proteção cerebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons