SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Arterite de Takayasu e doença de Crohn: uma associação incomumCirurgia aorto-ilíaca videolaparoscópica para tratamento de isquemia crítica de membros: relato do primeiro caso no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

NASSER, Felipe et al. Tratamento endovascular da síndrome da aorta média causada por arterite de Takayasu: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2009, vol.8, n.4, pp.359-363. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492009000400013.

Síndrome da aorta média (SAM) é uma condição clínica caracterizada por estenose segmentar ou difusa da aorta, hipertensão arterial e claudicação de membros inferiores. A principal causa da SAM é a arterite de Takayasu. A estenose segmentar pode estar localizada na aorta suprarrenal, renal ou infrarrenal e com alta propensão de lesões estenóticas concomitantes das artérias renais e viscerais. A gravidade da hipertensão arterial é a principal indicação para o tratmento. A técnica endovascular para o tratamento da síndrome da aorta média tem bons resultados e é a menos invasiva. No presente artigo, é descrito o tratamento com sucesso de uma estenose da aorta toracoabdominal com recanalização da artéria mesentérica superior através de angioplastia em uma mulher de 34 anos portadora de arterite de Takayasu e hipertensão arterial grave.

Palavras-chave : Arterite de Takayasu; angioplastia com balão; stents; aorta abdominal; obstrução da artéria renal; artérias viscerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons