SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Fístula axilo-cava para hemodiálise: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

MADHYASTHA, Sampath et al. Relato de caso de origem alta das artérias radial, ulnar e braquial profunda, suas implicações clínicas e revisão de literatura. J. vasc. bras. [online]. 2009, vol.8, n.4, pp.374-378. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492009000400016.

As variações arteriais no braço têm potenciais implicações clínicas já que o braço é um sítio de lesões frequentes, além de estar envolvido em muitos procedimentos cirúrgicos e invasivos. Durante a dissecção da extremidade superior direita, uma origem alta anormal das artérias radial e ulnar foi encontrada. A artéria braquial apresentava um segmento muito curto sem quaisquer ramos, dividindo-se nas artérias radial e ulnar no terço superior do braço. O curso e o padrão de ramificação das artérias radial e ulnar no braço são discutidos. Também se observou que a artéria braquial profunda estava representada por dois ramos separados, surgindo da artéria umeral circunflexa posterior. O conhecimento preciso sobre esses padrões de variação é de considerável importância na realização de cirurgias reparadoras na região do ombro e no manejo de fraturas de úmero. Estes dados adicionais sobre as anomalias arteriais para a literatura anatômica contemporânea são de grande interesse para os médicos, especialmente para cirurgiões plásticos e vasculares e radiologistas.

Palavras-chave : Artéria braquial; artéria radial; artéria ulnar; variações arteriais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons