SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Idiopathic radial artery aneurysm: case reportPopliteal artery entrapment syndrome: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449

Abstract

PITTA, Guilherme Benjamin Brandão et al. Isquemia grave de membros inferiores por arterite por HIV. J. vasc. bras. [online]. 2011, vol.10, n.4, pp. 319-324. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492011000400012.

A isquemia aguda de membros pode se manifestar, embora de forma incomum, como consequência à vasculite associada ao vírus da imunodeficiência humana (HIV). O presente caso descreve a evolução de uma paciente soropositiva para o HIV, que apresentou quadro de isquemia distal bilateral, com diminuição da temperatura de terço distal das pernas e pés, dor intensa, cianose fixa de pododátilos e ausência de pulsos distais. Submetida ao tratamento com terapia trombolítica, apresentou sinais de lesões decorrentes da isquemia e lesão tecidual de reperfusão com perda tecidual em regiões distais dos dedos, porém com melhora dos sinais e sintomas dos membros inferiores. Trata-se de um caso raro na literatura em função da associação da vasculite com o HIV e do acometimento dos vasos distais nos membros inferiores. Entretanto, o conhecimento desta associação é de extrema importância devido à repercussão na vida dos pacientes acometidos.

Keywords : trombose; vasculite; terapia trombolítica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese