SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Popliteal artery entrapment syndrome: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449

Abstract

NOBREGA, Leonardo Pires de Sá; RIBEIRO, Alcides José Araújo  and  KALUME, Cláudio Eluan. Embolia de shunt carotídeo temporário para a artéria poplítea. J. vasc. bras. [online]. 2011, vol.10, n.4, pp.330-334. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492011000400014.

O deslocamento de um shunt para um ramo arterial mais distal, percorrendo um longo trajeto, é uma complicação rara. A ultrassonografia vascular pode se apresentar como uma excelente modalidade diagnóstica para identificar o sítio de embolização de corpos estranhos intravasculares. Os autores relatam um caso raro de migração de um shunt temporário, implantado na carótida comum esquerda, para artéria poplítea esquerda. Descrevem, ainda, a utilização do ecocolor doppler arterial que, além de localizar o ponto de embolização, com uma dermatografia exata, foi fundamental para que a abordagem cirúrgica transcorresse com facilidade através de uma via de acesso restrita e precisa.

Keywords : artéria carótida primitiva; artéria poplítea; ultrassonografia doppler em cores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License