SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Carbon dioxide use as contrast for vena cava filter implantation: case seriesTemporary vascularization on ischemic limbs through arterial-medullar shunt: an experimental work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449

Abstract

BARBOSA, João Paulo dos Anjos Souza et al. Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática. J. vasc. bras. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 22-28. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492012000100005.

CONTEXTO: Indivíduos com doença arterial periférica (DAP) apresentam níveis de atividade física diminuídos. Os estudos sobre essa temática apresentam diferenças metodológicas, que variam em relação às características dos indivíduos estudados, aos instrumentos utilizados para a medida da atividade física e as estratégias empregadas para classificação do nível de atividade física e os desfechos analisados. OBJETIVO: Descrever o nível de atividade física de indivíduos com DAP e analisar a relação do nível de atividade física nos indicadores de saúde desses indivíduos. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos originais publicados, em periódicos indexados nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS e ScIELO, até 2010. RESULTADOS: Dos 16 artigos incluídos na revisão, 94% foram publicados a partir do ano 2000. O método mais utilizado para quantificação dos níveis de atividade física foi o acelerômetro. Foram verificados menores níveis de atividade física nos indivíduos com DAP em comparação a indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com DAP, o maior nível de atividade física foi associado a melhores indicadores hemorreológicos, hemodinâmicos e de composição corporal. CONCLUSÃO: Indivíduos com DAP apresentam menores níveis de atividade física que indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com a doença, aqueles que são mais ativos fisicamente apresentam melhores indicadores de saúde.

Keywords : doença arterial periférica; atividade motora; revisão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese