SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Postoperative incisional hernias after open abdominal aortic aneurysm repair author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449

Abstract

ROCHA, Carolina de Lourdes Julião Vieira; ROCHA JUNIOR, Adeir Moreira; AARESTRUP, Beatriz Julião Vieira  and  AARESTRUP, Fernando Monteiro. Inibição da expressão de ciclooxigenase 2 em feridas cutâneas de camundongos NOD submetidos à terapia a laser de baixa intensidade. J. vasc. bras. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 175-181. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492012000300002.

CONTEXTO: A terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) tem sido relatada como importante moduladora da cicatrização de feridas cutâneas aumentando a proliferação fibroblástica associada ao aumento da expressão da citocina fator transformador de crescimento- β2 (TGF-βB2). OBJETIVO: No presente estudo foram avaliados os efeitos da LLLT sobre a expressão da enzima ciclooxigenase 2 (COX2) no sítio do reparo tecidual utilizando o modelo experimental com camundongos diabéticos não obesos (NOD) para estudar a cicatrização de feridas cutâneas. MÉTODOS: Foram utilizados 30 camundongos NOD, destes 14 ficaram diabéticos e foram divididos em dois grupos: o grupo I (n=7) foi submetido a um procedimento cirúrgico de feridas cutâneas e o grupo II (n=7) foi submetido a um procedimento cirúrgico de feridas cutâneas e tratados com LLLT. O grupo II foi submetido à LLLT nos seguintes parâmetros: 15 mW de potência, dose de 3,8 J/cm2 e tempo de aplicação de 20 segundos. Após sete dias do ato cirúrgico e após aplicação do laser, os animais foram eutanasiados com sobredose de anestesia e amostras das feridas foram colhidas para posterior análise histopatológica, histomorfométrica e imuno-histoquímica. RESULTADOS: A LLLT promoveu a inibição da expressão da COX2 em feridas cutâneas de camundongos diabéticos. CONCLUSÃO: Em conjunto, os resultados sugeriram que a LLLT é capaz de modular negativamente a expressão da enzima COX2 contribuindo para o controle da resposta inflamatória em feridas cutâneas de camundongos NOD.

Keywords : camundongos endogâmicos NOD; ciclooxigenase 2; terapia a laser de baixa intensidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese