SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Abordagem inicial da hipertensao arterial sistemica em unidade de hemodinamica: artigo de revisao índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

ALENCAR, Thiago Ayala Melo Di; MATIAS, Karinna Ferreira de Sousa  e  AGUIAR, Bruno do Couto. Disfunções vasculares em membros inferiores de ciclistas. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.139-150. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492013000200009.

O desenvolvimento de insuficiência vascular em membros inferiores relacionada à prática esportiva é incomum e no início do surgimento dos sinais e sintomas frequentemente pode ser confundida com lesão musculoesquelética, a exemplo de casos relatados em ciclistas profissionais, por estarem sempre no limiar entre o treinamento em nível máximo e o excesso de treinamento. O objetivo desta revisão de literatura foi analisar a ocorrência de disfunções vasculares em membros inferiores em ciclistas e as possíveis etiologias. Oitenta e cinco textos, entre artigos e livros publicados de 1950 a 2012 foram utilizados. Segundo a literatura, alguns ciclistas têm o diagnóstico de disfunção vascular realizado tardiamente devido à falta da familiaridade da equipe médica com esta modalidade de disfunção. Os resultados da pesquisa revelaram que a redução do fluxo sanguíneo na artéria ilíaca externa, em especial a esquerda, é bem mais comum que a da artéria femoral e poplítea, e que o comprometimento vascular é responsável pela ocorrência de fadiga precoce e redução do desempenho no ciclismo.

Palavras-chave : ciclismo; arteriopatia periférica; fluxo sanguíneo; estenose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )