SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Doenca venosa cronica como manifestacao clinica de osteocondroma tibialDisseccao da arteria carotida interna em paciente com sindrome de Ehlers-Danlos tipo IV: diagnostico e manejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

SOUSA, Willamax Oliveira de; SILVA, Francisco Henrique Peixoto da; AQUINO FILHO, Roberto Jamacaru  e  PAZ, Danilo Rocha. Tratamento endovascular de estenose de veia ilíaca externa, em pós-operatório de transplante renal, por compressão pelo enxerto. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.170-173. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492013000200014.

Paciente com 57 anos apresentou estenose de aproximadamente 80% de veia ilíaca externa esquerda, devido a compressão pelo enxerto renal após o transplante de rim. A complicação vascular manifestou-se clinicamente com edema em membro inferior esquerdo, de caráter progressivo, que se iniciou no pé, durante o pós-operatório imediato, e progrediu até a coxa, associando-se a deterioração da função renal durante o intervalo de quatro meses após o transplante. O diagnóstico de compressão extrínseca pelo enxerto renal foi sugerido pelo eco-Doppler venoso, sendo, então, realizada flebografia, que confirmou estenose de veia ilíaca externa esquerda. O tratamento foi realizado com angioplastia por balão, porém a estenose residual persistiu, optando-se, então, pela colocação de stent, com correção da estenose. O paciente evoluiu com regressão do edema e melhora da função renal. Embora as complicações vasculares sejam eventos raros e potencialmente graves, existe um bom percentual de sucesso com a terapêutica precoce.

Palavras-chave : transplante de rim; complicações pós-operatórias; angioplastia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )